Publicada pela Fundação Cultural de Curitiba, a edição complementa o maior projeto cultural da gestão do prefeito Rafael Greca, que é a criação do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas, no Parque São Lourenço.
Com prefácio de Greca, posfácio de Samuel Ferrari Lago e texto da primeira-dama Margarita Pericás Sansone sobre os memoriais de Curitiba, a publicação foi lançada no dia 30 de março, na abertura da exposição Curitiba, Capital do Paranismo , no Memorial de Curitiba.
Valorizar a arte paranaense e ressaltar a importância artística do Paranismo são os objetivos do livro, em edição de 253 páginas e capa dura. A imagem da capa é inspirada em antigas edições da revista Ilustração Paranaense, publicação da época que se tornou porta voz do movimento caracterizado por utilizar elementos da natureza, como o pinheiro, o pinhão, a erva-mate, a onça e a gralha azul, para destacar a singularidade das artes do Paraná.
O autor do livro, o professor Teixeira Leite, é o maior especialista em Paranismo e na obra de Turin. Nasceu no Rio de Janeiro, dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes entre 1961 e 1964 e exerceu a crítica de arte em diversos veículos da imprensa brasileira. É também autor do livro João Turin: Vida, Obra, Arte, de 2014.